
O curso Qualificação em Tecnologia Digital que faz parte do Programa Aluno Integrado, do Ministério da Educação, é uma proposta da Secretaria de Educação a Distância - SEED e Secretaria de Educação Básica - SEB, desenvolvida em parceira com a Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais - LabTime. Como parte do Programa Aluno Integrado, o curso visa maior participação dos alunos, a fim de dinamizar as atividades escolares e valorizar o protagonismo juvenil, promovendo a inclusão social e a profissionalização.
Com o objetivo de complementar a formação básica e a qualificação profissional dos alunos, na área da tecnologia digital, o curso promove oportunidades de expansão e troca de informações e de conhecimentos entre os diversos atores participantes. Por outro lado, as escolas públicas poderão agregar estes conhecimentos e mobilizar seus integrantes a fim de intensificar o uso do laboratório de informática e a inclusão da escola na sociedade em rede. Além disso, a qualificação do estudante, em tecnologia digital, potencializa sua inserção no mercado de trabalho.
Programa do Curso
Para tanto, o curso será desenvolvido em parceria com as universidades públicas, secretarias estaduais de educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME. Todos atuando de forma integrada visando o bom desenvolvimento do curso e o sucesso do aluno.
Neste curso, que se iniciou com uma primeira turma piloto em 2009, e agora se encontra na 1ª edição, serão trabalhados quatro módulos: Introdutório; Hardware; Sistema Operacional e Manutenção de Computadores - totalizando uma carga horária de 180 horas.
Desenvolvido na modalidade de educação a distância, o curso faz uso, portanto, das tecnologias de interação de um ambiente virtual de aprendizagem, neste caso, o e-Proinfo, com a utilização de suas ferramentas para comunicação entre os atores, estudantes, tutores, e ferramentas para gestão do curso.
Carta de Apresentação do Curso.
Disponível em: http://e-proinfo.mec.gov.br
Acesso em: 21 de junho de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário